YouTube video
Mobilidade Urbana

Diretor da Alstom Brasil: Mercado nacional é tão competitivo quanto o asiático

O Via Trolebus conversou com com Pierre-Emmanuel Bercaire, Diretor Geral da Alstom no Brasil e Vice-presidente Jurídico e de Compliance na América Latina, que falou sobre os 65 anos da fabricante no Brasil, projetos futuros, os efeitos da pandemia na empresa, e ainda sobre o novo ônibus elétrico da empresa. Confira a transcrição da entrevista abaixo, ou a conversa gravada e publicada em nosso canal do YouTube acima:

VT: A Alstom completou 65 anos no Brasil, e seu material rodante é visto em pelo menos seis capitais brasileiras. Como a empresa enxerga o mercado brasileiro e quais as perceptivas para o futuro?

Pierre-Emmanuel Bercaire: A gente está muito feliz de completar 65 anos. 65 anos é muito tempo para uma indústria, para uma empresa estar no país. A gente tem uma história muito muito bacana. Produzimos muitos trens, muitos carros no Brasil nesses 65 anos 4.600 carros ao longo de todo esse tempo e a gente tem feito projetos não só no Brasil mas também para o mundo. A gente fez projetos para a África do sul. A gente fez projetos para Nova Iorque. A gente fez projetos para o Chile e Argentina é claro para muitas cidades no Brasil. Tenho muito orgulho disso. Além de todo um trabalho de sinalização. Temos um centro importante de sinalização onde realizamos projetos também para o mundo e para o Brasil e para nossos vizinhos da América Latina. Estou muito feliz e muito feliz também pelo futuro.

VT: A empresa teve recentemente novos projetos que incluem, além da Linha 6-Laranja, trens para Taiwan e a Romênia. A pandemia afetou ou afeta o processo de fabricação das composições?

Pierre-Emmanuel Bercaire: É claro que o impacto de uma pandemia desse tamanho acabou afetando, mas não afetou contratos que foram ganhos recentemente. Temos o contrato de material rodante para a Linha 6 aqui na cidade de São Paulo, o Metrô de Taipei, e para o metrô de Bucareste. Esses projetos foram ganhos e então ainda na fase de engenharia. Eles estão sendo preparados para uma manufatura pouco mais tardia nos anos para frente, então não afetou esses três contratos, mas claro que afetou o mercado como um todo.

Muitos dos nossos clientes estão sofrendo muito com esta polêmica e claro, reduzindo durante um período em crescimento e consequentemente contratações de novos carros e novos serviços de sinalização e infraestrutura.

VT: Das quatro últimas aquisições de trens em sistemas paulistas, pelo menos em três delas houve a participação de empresas do mercado asiático. Como a Alstom enxerga esse cenário?

Pierre-Emmanuel Bercaire: É um mercado muito competitivo não há dúvida disso. As empresas asiáticas principalmente chinesas estão presentes hoje na América Latina como um todo. Então temos que ser ainda mais competitivos para podermos ganhar projetos e manter nossa indústria nacional realizando projetos. A própria Alstom ganhou o projeto no Rio de Janeiro há um certo tempo atrás e a principal concorrente eram os chineses. O mercado nacional, as empresas nacionais, tem de ter mesma chance que as empresas que vêm de fora, isso tem a ver com isonomia tributária. E por sinal em termos de tecnologia, não há dúvida que o mercado nacional é tão competitivo como as empresas asiáticas e temos que continuar investindo em tecnologia e inovação para sermos competitivos.

VT: Já podemos pensar em sistemas de desinfecção de trens que saiam de fábrica pensando no novo normal e a participação da indústria neste cenário?

Pierre-Emmanuel Bercaire: Temos um grupo de engenheiros pensando em novas tecnologias e inovações para prevenir e pra ajudar nas questões sanitárias da pandemia. A gente tem até feito pesquisas com nossos próprios clientes para eles nos explicar o que é que eles gostariam de ter. O que é que eles gostariam de poder dar à população para reduzir o contágio.

VT: Como está a inserção do Aptis , o ônibus elétrico da Alstom no mercado, em um cenário onde é crescente a aquisição deste tipo de veículo em todo o mundo?

Pierre-Emmanuel Bercaire: Para mim ele é revolucionário. Ele é diferente. Ele tem um eixo diferente. Ele tem uma capacidade de transportar mais pessoas que um ônibus elétrico convencional. Ele tem uma capacidade de bateria que dura mais tempo. Ele tem um sistema de recarga de energia própria ou seja ele é muito inovador. Esse ônibus já foi encomendado por alguns players do mercado na França e algumas outras cidades, e ainda não chegou à América Latina. A gente está esperando amadurecer um pouco mais o produto para se adaptar melhor à nossa realidade latino americana. Então hoje ele só é produzido na Europa. Mas esperamos que em breve possamos trazer esse produto para a região. Mas ainda não tem datas para te dar. Ainda está sendo pensado para se adaptar ao nosso mercado.

VT: Como enxerga a Alstom no futuro?

Pierre-Emmanuel Bercaire: Primeiro acho que o futuro passa por inovação e passa por meio ambiente. Não podemos falar do nosso setor sem falar do meio ambiente. Somos um sistema de transporte ecologicamente correto. Ele ajuda o meio ambiente. Hoje é uma questão lá fora importantíssima. Então a Alstom inova muito para trazer soluções que sejam respeitoso do meio ambiente. Fabricamos os primeiros trens a hidrogênio, utilizado na Alemanha que acabou de ser vendido para a Itália e para a França. Espero que um dia possamos trazer esse trem para América Latina e para o Brasil.

Com certeza a questão do meio ambiente em toda parte também é muito importante. A parte de sinalização a inovação da sinalização para ter uma sinalização que possa dar mais informação ao passageiro, mais segurança.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Video

YouTube video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Calendar

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

RSS Meks Blog

  • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15 de setembro de 2021
    Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
    Dusan Milovanovic
  • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16 de junho de 2021
    Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
    Dusan Milovanovic
  • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 1 de março de 2021
    Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
    Ivana Cirkovic
  • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18 de janeiro de 2021
    You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23 de novembro de 2020
    Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10 de setembro de 2020
    Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15 de agosto de 2020
    Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16 de julho de 2020
    Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 9 de junho de 2020
    Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14 de maio de 2020
    Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic

Text

Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.

Archives

Via Trolebus