Mobilidade Urbana

Dimas Covas vê como “inevitável” fase vermelha da quarentena em São Paulo

Durante uma transmissão fechada da XP Investimentos na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, o diretor do Instituto do Butantan, Dimas Covas, afirmou que será “inevitável” a fase vermelha da quarentena em São Paulo. Covas ainda analisa que a pandemia pode ser pior em 2021 do que foi em 2020, caso não sejam empregadas medidas para reduzir os casos e a intensificação da compra de vacinas.

Reclassificação adiantada para sexta

Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do Estado de São Paulo, em entrevista ao jornal SP1, afirmou que duas regiões do estado podem regredir de fase do plano São Paulo ainda neste semana: Capital paulista e Sorocaba. As duas regiões têm assistido um aumento no número de casos, internações e mortes. A próxima reclassificação deve ocorrer nesta sexta, 22 de janeiro de 2021.

Pior semana

“No número de casos, foi a nossa pior semana. Tivemos uma elevação de 9% em relação à semana anterior. Mesmo naquele momento em que testávamos mais, e que chegamos ao nosso pico, que aconteceu na 33ª semana epidemiológica [de 9 a 15 de agosto], já superamos este montante. Já superamos o número de casos no pico que nós tivemos naquela semana, 33ª”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18).

Atual situação

O Governador João Doria, em coletiva de imprensa na última sexta-feira, 15 de janeiro de 2021, disse que a segunda onda da pandemia da covid-19 foi acentuada no Estado de São Paulo, e que a situação vem agravando a cada semana. Doria ainda anunciou que sete regiões vão da fase amarela para a laranja:

  • Araçatuba
  • Bauru
  • Franca
  • Piracicaba
  • Ribeirão Preto
  • São José do Rio Preto
  • Taubaté

Já a região de Marilia foi rebaixada para a fase vermelha, a mais restritiva:

O agravamento da crise sanitária vem sendo ocorrendo em todo o país, por conta do relaxamento de medidas importantes para o combate a pandemia, como o distanciamento social e o uso de máscara, além das festas de fim de ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus