A fabricante de trens chinesa China Railway Rolling Stock Corporation – CRRC, também investe em soluções de ônibus elétricos.
Em um comunicado em suas redes sociais, a empresa informou que promove testes com um modelo personalizado de 11 metros na Coreia do Sul. “Os controles digitais inteligentes são incorporados em uma série de recursos inteligentes e de segurança. O ônibus passou nos testes do Ministério de Transporte da Coreia e apresentou excelentes resultados no consumo de energia, etc”, diz postagem.
Biarticulado elétrico
O chamado “Digital-rail Rapid Transit” conta com 3 sessões e duas articulações, sendo portanto um biarticulado. Não é o maior do mundo, perdendo 20 centímetros para o modelo da AutoTram Extra Grand, produzido na Europa por empresas regionais, entre elas a Man, que conta com com 30,7 metros de comprimento e capacidade máxima de 256 passageiros.
O chinês mede 30,5 metros no total, mas pode transportar até 302 passageiros, sendo portanto de maior capacidade do mundo, deixando para trás os modelos da BYD, com o K12A, um ônibus articulado duplo de 27 metros puramente elétrico. O da CRRC também leva mais usuários que os grandalhões da Volvo (dois a mais).
Pode operar com velocidade máxima de 70km/h. É totalmente piso baixo, o condutor fica alocado na parte central frontal, e o interior é bastante parecido com um trem.