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Cronograma da CPTM prevê CBTC nas linhas 10 e 11 em 2024

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou um relatório de empreendimentos datado do mês de dezembro de 2020, que estabelece prazo para conclusão de intervenções que devem reduzir o intervalos nas linhas 10, 11 e 12, e ainda permitir mais partidas no Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade (Luz-Aeroporto de Guarulhos).

O documento disponível no site da operadora informa que a previsão de conclusão para instalação do sistema de sinalização CBTC nas linhas 10 e 11, assim como “Adequação do headway Tatuapé/Calmon Viana” da Linha 12, e melhorias no sistema de energia nos três ramais, devem ser concluídos no segundo semestre de 2024.

Sobre o CBTC, a funcionalidade foi adquirida em 2009, e previa a redução de até 3 minutos no intervalos nas linhas e também na 8-Diamante. A compra foi polêmica, e durante mais de 10 anos de contrato, a instalação chegou a ser suspensa. Uma reportagem da TV Globo mostrou que equipamentos da nova funcionalidade estavam estocadas sem uso. Houve investigação do Ministério Público que apurava as causas, que já até ouviu ex-diretores.

As peças foram adquiridas no final da década passada, e serviriam para reduzir o intervalo, e por consequência, diminuir a superlotação. Com a tecnologia é possível, por exemplo, colocar mais trens na operação. O contrato para os trabalhos foi retomado em setembro de 2019.

Já sobre melhorias na sinalização da Linha 12-Safira, a estimativa é que o upgrade abra caminhos para a CPTM introduzir mais trens no Expresso Aeroporto, que compartilha os trilhos com a linha 12 entre o Brás e a estação Engenheiro Goulart. Atualmente o atendimento entre o centro e Guarulhos tem partidas a cada hora.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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