O grupo espanhol Acciona vendeu uma participação de 12,3% da Concessionária Linha Universidade, responsável pela construção da Linha 6 do Metrô de São Paulo, para o STOA, grupo francês de investimento em infraestrutura especializado em mercados emergentes.
A STOA é o primeiro investidor selecionado pela Acciona para ingressar no projeto da Linha 6, que prevê um investimento total de R$ 15 bilhões. O grupo comprometeu a investir R$ 317 milhões, que será implantado durante o período de construção.
A Acciona e o STOA estão trabalhando na estruturação de financiamentos de longo prazo, de acordo com os padrões internacionais, com o objetivo de atrair investidores e financiadores globais para o projeto.
A PPP para construir, operar e manter os 15,3 km da Linha 6 foi originalmente obtido pelo consórcio Move São Paulo em meados de 2013. Mas as obras foram iniciadas em 2015, e paralisadas em 2016 quando a concessionária passou por dificuldades financeiras. Em 2020, um acordo foi estabelecido para a Acciona adquirir uma participação majoritária da Move São Paulo.