Metrô SP

O que a Acciona já fez nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô até agora?

A Acciona, responsável pela construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo [Brasilândia – São Joaquim] desde o mês de outubro, informou em seu site um balanço das primeiras semanas de obras, desde quando assumiu os trabalhos. A empresa de origem espanhola está construindo o eixo metroviário e será responsável por sua operação.

De acordo com o comunicado, houve seleção, contratação e treinamentos técnicos e funcionais de mais de 200 profissionais, além de adequação do canteiro VSE Tietê – onde ficarão as equipes administrativas e por onde saem os shields.

Outro ponto destacado foi a reforma do canteiro Guaicurus – onde ficarão centralizados os processos seletivos e treinamentos de equipes, e reforma e adequação do canteiro Santa Marina.

A empresa ainda informou que realizou serviços de limpeza e remoção de lixo e entulho de todos canteiros, bem como diálogo com a Prefeitura do Município de São Paulo para a realização de remoção de resíduos em ruas, calçadas e terrenos nos arredores.

Foi ainda realizado a recuperação, manutenção e pintura de tapumes, com conclusão prevista para o dia 15 de dezembro, além do isolamento de canteiros de obras.

Outros pontos de destaque são:

  • Levantamentos topográficos;
  • Levantamento de “As Built” (condições da construção, configurações arquitetônicas, hidráulicas, elétricas);
  • Vigilância patrimonial e monitoramento constante dos canteiros;
  • Leituras e interpretação dos instrumentos;
  • Bombeamento e esgotamento de poços;
  • Monitoramento e apoio ao desvio de tráfego e interdição de vias;
  • Vistoria e elaboração de laudos de manutenção dos pórticos.

“Estamos totalmente empenhados com a melhoria da mobilidade urbana da cidade de São Paulo por meio deste projeto e demos início as ações no mesmo dia que assinamos o contrato. Temos certeza que, em pouco tempo, a população já vai começar a perceber a movimentação. No entanto, é importante salientar que o cronograma contempla etapas técnicas muito importantes, que nem sempre podem ser notadas e é por isso que estamos divulgando nosso primeiro balanço de trabalho. Com ele reafirmamos nosso compromisso de transparência com a população de São Paulo”, afirma André De Angelo, Diretor País da ACCIONA Brasil.

Escavações

Já no primeiro semestre de 2021 deve ocorrer o início das escavações das estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Santa Marina, Freguesia do Ó, Água Branca, PUC (Cardoso Almeida) e Angélica (Pacaembu).

Deste avanço altamente sincronizado depende o início da operação dos 2 TBMs (tatuzões), que farão a escavação dos túneis que conectam as estações. Enquanto um dos equipamentos avançará na direção norte, escavando 5km (em rocha), o outro seguirá sentido sul, percorrendo 10km (em solo).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus