Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Estado é autorizado a obter financiamento para 44 trens do Metrô e expansão da Linha 2

O Governo do Estado de São Paulo foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a obter operações de crédito para expansão da Linha 2-Verde e aquisição de novos trens. A informação consta no Diário Oficial deste sábado, 12 de dezembro de 2020, no caderno do Poder Legislativo. Trata-se do “projeto do Estado de São Paulo – Expansão da Linha 2 Verde e Aquisição de Material Rodante”.

Serão até US$ 599.601.826,91 autorizados para 44 novos trens que devem operar nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, além da expansão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente até a Penha.

Das 44 unidades, 22 deve operar no trecho novo da Linha verde, e os outros 22 serão usados nas linhas 1 e 3. A ligação entre Jabaquara e Tucuruvi e entre Itaquera e Barra Funda terão um upgrade no sistema de sinalização, o CBTC, que deve permitir colocar mais composições na via.

Os trens devem ter características parecidas com as frotas atuais, tendo seis carros, capacidade de transporte de 2.000 passageiros e ar condicionado. A novidade é que as composições terão passagem livre entre os carros, inéditos na operação destas linhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus