A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve entregar mais dois trens da série 2500 para a Linha 13-Jade, na noite desta terça-feira, 15 de dezembro de 2020. Trata-se do sexto e sétimo trem do modelo que vão prestar serviços na ferrovia que liga o Aeroporto de Guarulhos e as estações Engenheiro Goulart e Luz. Uma das composições deve estar estilizada com luzes de natal.
A expectativa é que o oitavo trem da série entre em operação até o fim do ano, totalizando as oito composições adquiridas para a Linha 13-Jade
Trem diferenciado
Equipados com tecnologia de ponta e, a exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.
Mas a nova frota dispõe de itens diferentes das demais:
Contador de acesso nas portas
Trata-se de um dispositivo instalado em cada uma das portas que fica na parte superior.
Bagageiros
Aquele que talvez seja o maior diferencial dos trens da série 2500. Estão localizados na parte superior do carro e nas pontas. Serão úteis aos passageiros que vão até o Aeroporto.
Bancos de metal
Os assentos nos trens são diferenciados. Os materiais são composto de uma espécie de metal.
Mapas em display de led
Ao invés de um adesivo em cima das portas, o 2500 conta com um display de led com o mapa da linha e informações.
Abertura de portas pelo passageiro
Existe um botão em cada porta que serve para o passageiro abrir o equipamento. O sistema é usado, por exemplo, no VLT da baixada Santista. Mas a CPTM não deve usar o sistema a princípio.