O Governo do Estado de São Paulo está tocando a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, hoje a cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O edital foi lançado e a previsão é que o leilão ocorra em março de 2021.
O novo operador terá algumas obrigações, entre elas a aquisição de 34 novos trens. A especificações constam no documento da concorrência, e os detalhes seguem o que há na frota mais recente da companhia. Os trens devem estar em operação a partir de 34 meses após a assinatura dos contratos. Confira:
Oito carros e contagem de passageiro
Os trens devem ter o mesmo padrão dos demais, sendo oito carros, passagem livre entre os módulos e oito portas por carro. Assim como os trens da série 2500, os trens terão sistema automático de contagem de passageiros, e tecnologia deverá emitir relatórios sobre a demanda.
“O trem deverá ser dotado de dispositivos óticos de contagem (entrada/saída) de passageiros, instalados sobre todas as portas de acesso ao salão dos carros, a fim de informar a lotação / quantidade de pessoas em cada carro em tempo real e que permita o monitoramento à distância desses valores”, diz trecho do edital.
Motorização e velocidade máxima
É exigida pelo menos 50% de motorização, ou seja, de oito carros, quatro pelo menos deve ter tração. A velocidade média dos comboios será de 100 km/h.
Condução automática e mapas eletrônicos
Deverão ter operação automática comandada através do centro de controle, obedecendo ao sistema de ATC-ATP/ATO. É esperado ainda que as composições tenham mapa acima das portas de forma eletrônica.
Sistema de reboque
O edital prevê que o reboque de um trem avariado por outro trem da mesma série ou por trem de outra série da concessionária ou por locomotiva.
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