O passageiro que por ventura perder uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM aos finais de semana, poderá ter que esperar até 35 minutos até a chegada do próximo comboio, já que aos sábados e domingos, a operadora aproveita o menor movimento de usuários para executar manutenção em sistemas, como trilhos e eletricidade.
Anteriormente, a companhia informava por meio de seu site, redes sociais e aplicativos, os atendimentos que teriam maiores intervalos por conta das intervenções nos fins de semana. Mas desde o ano passado, a empresa deixou de relatar pelos meios digitais os dias de restrições. Os intervalos são detalhados em cartazes nas estações.
No site da empresa na página inicial logo abaixo da situação das linhas, a CPTM informa que aos finais de semana os ramais podem ter os intervalos máximos de 35 minutos. Mas essa situação acaba repercutindo nas redes sociais, com reclamações de passageiros sobre os intervalos. O Via Trolebus colheu três exemplos neste último final de semana:
É óbvio que a CPTM vai me atrasar. Não adianta sair mais cedo de casa
— Thyago Lemos (@thylemoos) December 13, 2020
Quando eu for preso o meu delito certamente vai ser destruindo esses trens da CPTM 😡@CPTM_oficial @DiariodaCPTM Tá demais esse lixo, trabalhador não tem reconhecimento!
Linha 7 Rubi com 30min de intervalo, brincadeira!!!
Cansado!!!
— Lipe (@GanoLiipe) December 13, 2020
Linha 7 rubi da @CPTM_oficial um caos, uma demora sobrenatural. Aí você entra no site e lá está tudo normal .Queria entender o normal deles.
— Sergio Uchoa (@sergio_uchoa) December 13, 2020
Manutenção aos finais de semana deve seguir
Quando a empresa passou a realizar as intervenções aos sábados e domingos, a operação diferenciada seria temporária. Mas, com o tempo a empresa acabou adotando o procedimento como definitivo.
E parece que como resposta às criticas, a CPTM lançou uma série de posts nas redes sociais explicando os motivos da manutenção a escolha dos dias. Basicamente, a empresa diz que há pouco tempo para os trabalhos, e que nos finais de semana é menor que nos dias da semana: