A China aprovou um plano para expandir sua malha de trem em mais de 10 mil quilômetros. A expansão foi decidida pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) e os atendimentos serão urbanas e intermunicipais, que envolvem pelo menos sete localidades, que agrupam Pequim, Tianjin, Hebei, Delta do Rio Yangtze e no caminho entre Guangdong, Hong Kong e Macau na Grande Baía. O plano pode ser executado nos próximos cinco anos.
A NDRC planeja construir os 6.000 km iniciais de novas linhas durante os primeiros três anos, acelerando a construção de um lote de projetos ferroviários urbanos e intermunicipais relativamente maduros. Em 2025, uma rede de ferrovias regionais e urbanas intermunicipais será formada para conectar aglomerações urbanas.
A área de Pequim-Tianjin-Hebei tem uma população de cerca de 120 milhões. A área do Delta do Rio Yangtze inclui Xangai, Hefei, Nanjing, Hangzhou e Ningbo, com uma população de mais de 125 milhões. A área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau ao sul circunda o Delta do Rio das Pérolas e abrange nove cidades, incluindo Shenzhen, Dongguan, Guangzhou, Foshan, Zhongshan e Zhaoqing, e abriga 72 milhões de pessoas.