A avenida Paulista, a mais famosa da cidade de São Paulo, foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro, que na época era Presidente do conselho de intendências da cidade de São Paulo, atual cargo de prefeito.
Foi inaugurada, juntamente com a linha de bondes, e os veículos elétricos chegaram nove anos depois, em 1892. Antes os bondes possuíam tração animal. Em 1898 procedeu-se a uma reforma, com novo calçamento, derrubada de quatro fileiras de árvores e alargamento dos passeios, que foram arborizados com ligustruns e ipês.
A via foi a primeira a ser asfaltada no estado de São Paulo, em 1909, com material importado da Alemanha, uma novidade até na Europa e nos Estados Unidos.
Mas, com o passar dos anos, e a descontinuidade dos serviços leves sobre trilhos em favor da indústria automobilística, o bonde saiu de cena.
Via subterrânea
Mais tarde, na década 70 o projeto “Nova Paulista” previa construir vias subterrâneas em toda a extensão da avenida, e abaixo dela o metrô, que só foi inaugurado na década de 90:
Como poderia ter ficado a avenida mais famosa da capital paulista:
De concreto mesmo, saiu apenas o túnel que liga a Avenida Doutor Arnaldo, passando por debaixo da Rua da Consolação, e depois sobe para a superfície após a Praça do Ciclista: