Nos anos 1950 o sistema de trólebus paulistano se consolidava. É nesse período que foram implantadas as linhas Santa Margarida Maria (atual 4112-10), Gentil de Moura (atual 4113-10), Santa Terezinha, Mooca e Mandaqui. Além disso, os veículos elétricos chegavam no Parque Peruche, por meio da Rua Alfredo Pujol, na extinta linha 1301.
Ao mesmo tempo, a região era cortada pelo Tramway da Cantareira, uma ferrovia de carga e passageiros, que operou no município de São Paulo, entre o bairro do Pari e a Cantareira (pouco além do atual bairro do Tremembé), além de um ramal que seguia até o município de Guarulhos. O eixo ferroviário operou até 1964.
O primeiro eixo corria pela Rua Alfredo Pujol, e neste meio tempo, os dois meios de transportes dividiram vias, como na imagem abaixo do perfil SP em Fotos:
Uma bela foto da Rua Alfredo Pujol em 1959 onde vemos o trilho por onde passava o Trem da Cantareira. #SPFotos pic.twitter.com/YHVGhLav8m
— São Paulo em Fotos (@SPFotos) November 12, 2020
A ferrovia foi suprimida nos anos 60, e o atendimento dos trólebus terminou no dia 09 de agosto de 2002, quando as quatro linhas que atendiam a região tiveram suas frotas substituídas por ônibus a diesel.