A Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, conta com uma das frotas mais novas da operadora, além dos menores intervalos, na ordem de 4 minutos no eixo principal, entre Guaianases e Luz. É servida pelos 35 trens da série 8500, além da ajuda eventual da série 9000.
O chamado Expresso Leste está passando por modernização no sistema de energia, e de acordo com postagem nas redes sociais, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, as intervenções “permitirão uma significativa melhoria na operação, reduzindo o intervalo entre os trens ao permitir um aumento da oferta nesta importante linha que diariamente desloca milhares de pessoas de suas casas para seus trabalhos”.
A linha 11 é também a mais demandada da empresa, onde dados coletados antes da pandemia davam conta de quase 700 mil passageiros por dia útil transportados.
Mais trens com o novo sistema de sinalização
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prorrogou em junho o prazo de instalação do sistema de sinalização CBTC nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. O novo prazo é de 52 meses. A funcionalidade foi adquirida em 2009, e previa a redução de até 3 minutos no intervalos das 3 linhas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado, e altera os consórcios compostos pelo grupo da Siemens.
Há a intenção de instalar o sistema na Linha 10 já neste ano, e posteriormente na Linha 11-Coral. A compra foi polêmica, e durante mais de 10 anos de contrato, a instalação chegou a ser suspensa. Uma reportagem da TV Globo mostrou que equipamentos da nova funcionalidade estavam estocadas sem uso. Houve investigação do Ministério Público que apurava as causas, que já até ouviu ex-diretores.
As peças foram adquiridas no final da década passada, e serviriam para reduzir o intervalo, e por consequência, diminuir a superlotação. Com a tecnologia é possível, por exemplo, colocar mais trens na operação.
O contrato para os trabalhos foi retomado em setembro do ano passado.