YouTube video
Mobilidade Urbana

Os 7 sistemas de teleféricos mais notáveis do mundo

Quando falamos em teleféricos, logo a imagem que vem a mente é um sistema utilizado em parques. Mas o meio de transporte por cabos é também utilizado para o transporte coletivo ou para turismo.

Não se sabe ao certo onde surgiu as gôndolas aéreas. O que se sabe é que no início do século XIV, segundo referências e desenhos, foram utilizados sistemas de transporte por meio de cabos para o transporte de suprimentos e peças de artilharia. Mais tarde existem relatos concretos de cabos feitos com fibra vegetal, utilizados pelos homens para passar grandes abismos, nos países montanhosos do leste asiático, sobretudo na China, Japão e Índia.

1 – O mais alto do mundo

As Montanhas chinesas de Tianmen abrigam o Teleférico considerado o mais longo do mundo, com cerca de 7.455 metros de extensão e 1.279 de altura. O percurso possui uma inclinação de 37 graus e conta com 98 carros para fazer o serviço.

2 – Teleférico de dois andares

Inaugurado em 2012, o CabriO da Suíça é um dos sistemas mais novos do mundo e diferentes: conta com dois andares, sendo o de cima aberto, e tem capacidade para levar até 60 pessoas por viagem.

Sobe a montanha de Stanserhorn, com uma altura de 1.850 metros, ele proporciona uma vista panorâmica incrível de mais de dez lagos, entre eles o Lucerna, e outros diversos picos alpinos.

3 – Teleférico intermunicipal

Criado como parte do transporte coletivo, a Bolívia conta com um sistema para conectar as cidades de La Paz e El Alto. Algumas publicações também consideram o chamado Mi Teleferico como o mais alto do mundo, já que corre a quatro mil metros acima do nível do mar e 11 quilômetros de extensão.

São 77 torres e 11 estações coloridas nos tons da bandeira do país, que são observadas direto das cabines, que saem a cada 12 segundos e transportam dez pessoas por vez (18 mil passageiros por hora) em um trajeto que dura dez minutos.

4 – Teleférico multimodal

Descer as montanhas de Queenstown, na Nova Zelândia, fica muito mais fácil com o teleférico Skyline, que chega até a o topo do Bob’s Peak, que fica a uma altura de 450 metros acima do nível do mar. Desde 2011, as cabines servem também para carregar ciclistas e suas bicicletas.

5 – O mais baixo do mundo

O de Masada, em Israel, possibilita aos passageiros uma visão incrível da montanha ocre e da fortaleza, declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

É eleito o mais baixo do mundo, já que está perto do Mar Morto, a 257 metros abaixo do nível do mar, e chega apenas a 33 metros acima do nível do mar.

6 – Teleférico 360°

O teleférico na África do Sul chamado de Table Mountain, localizado na Cidade do Cabo, parte de Tafelberg Road e sobe a montanha de 1067 metros acima do nível do mar em menos de cinco minutos. Além disso, o seu piso é circular e gira em 360° durante todo o trajeto, o que permite que todos façam belas fotografias.

7 – Na cidade maravilhosa

Foi inaugurado em 1912, e podemos considerar o famoso bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, como um teleférico, e o sistema é considerado uma das principais atrações turísticas da cidade.

O bondinho viaja por duas etapas, e liga a Praia Vermelha até o Morro da Urca, e este até o Pão de Açúcar, cada uma com duração de três minutos. As grandes gôndolas viajam a uma altura de 390 metros.

Projetos futuros

Existe projeto para levar o teleférico para Rocinha, com seis estações que serão interligadas aos futuros pontos do metrô na Gávea e em São Conrado.

São Bernardo do Campo, no ABC paulista, também tem planos de adotar o transporte por cabos, que ligaria corredores de ônibus a uma estação do finado monotrilho da Linha 18-Bronze.

Sistema inoperante

Um teleférico transportava 10 mil por dia em 2012, e estava no Morro do Alemão sendo parte do sistema de transporte coletivo. Começou a operar em 7 de julho de 2011 e infelizmente fechou as portas em 14 de outubro de 2016.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus