Em publicação no Diário Oficial do Estado, o Metrô publicou nesta sexta-feira, 13 de novembro de 2020, que retomou uma licitação para contração de supervisão, auditoria, fiscalização, inspeção, acompanhamento e controle na implantação de sistemas elétricos, eletrônicos, mecânico e trens do monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas – Jardim Aeroporto – Morumbi].
A concorrência havia sido suspensa, e agora o processo foi retomado com a realização da Sessão Pública de Recebimento e Abertura das propostas no dia 15/12/2020.
Fabricação dos trens
A licitação para aquisição do material rodante estava suspensa na justiça, mas o Metrô de São Paulo informou no final de setembro que justiça liberou que a operadora retome de imediato a execução do contrato para a fabricação e fornecimento dos trens do monotrilho da Linha 17-Ouro.
Segundo o Metrô, a partir de 1° de outubro, a empresa BYD, contratada para o serviço, iniciou a fabricação dos 14 trens, além da instalação dos sistemas de controle e sinalização, das portas de plataforma e fornecimento de equipamentos auxiliares para manutenção, que também são contemplados no contrato.
A Linha 17-Ouro terá 7,7 km de extensão de vias e oito estações para ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, passando pela Linha 5-Lilás, na estação Campo Belo. Será operada pela ViaMobilidade, mesma concessionária da Linha 5-Lilás.
Não há prazo para concluir o eixo de transporte.