A estação Anhangabaú, na Linha 3-Vermelha do Metrô, completou 37 anos nesta semana. A antiga Linha leste-oeste foi aberta em 10 de março de 1979, e as construções estavam previstas para serem concluídas em meados de 1982. Mas as obras da estação Anhangabaú sofreram atrasos e somente foram concluídas em 26 de novembro de 1983. Durante a realização das obras, a prefeitura de São Paulo e a Cia. do Metropolitano implantaram um terminal de ônibus ao lado da estação, batizado Terminal Bandeira. Em 8 de novembro de 1996 foi inaugurada uma passarela de integração entre o terminal Bandeira e a estação.
A data foi lembrada pelas redes sociais do Metrô, com uma postagem do estilo TBT:
#tbt Há exatos 37 anos, em 26/11/1983, o centro de São Paulo ganhava mais uma estação do Metrô: Anhangabaú, na Linha 3-Vermelha. Nesta trajetória, a estação trouxe maior mobilidade para a população, além de se destacar pelas suas obras de arte e eventos culturais. Parabéns! 🎂 pic.twitter.com/PjFKRTFRLc
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) November 26, 2020
Futura conexão com Guarulhos
Há planos de uma linha metroviária ter como ponto de partida (ou de chegada) a estação Anhangabaú: a Linha 19-Celeste, que ligaria o centro de São Paulo até o Bosque Maia em Guarulhos.
Em setembro, o edital de licitação para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado. Houve questionamentos sobre os critérios de escolha do vencedor da concorrência. Os juízes atenderam a um pedido do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO), que diz que a licitação deveria ter levado em conta o aspecto técnico dos participantes, e não apenas o menor preço.
A operadora deve relançar a concorrência, segundo resposta do presidente da companhia, Silvani Pereira, nas redes sociais. A Linha 19 terá 17,6 km de extensão e 15 estações, podendo transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Estações projetadas: Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.