Ônibus

Grupo Voith e Orten em parceria para eletrificação simples e econômica de ônibus

Especialmente desenvolvido para as necessidades do transporte coletivo, o Voith Electrical Drive System consiste em um motor IPMS elétrico de 340 kW com baixo consumo de energia para movimentar até ônibus de dois andares, pesados ​​articulados, bem como caminhões que percorrem distâncias significativas.

Um sistema de inversor refrigerado a água garante alta densidade de potência, enquanto a unidade de gerenciamento inteligente de acionamento (DMU) controla todos os componentes e a recuperação do sistema. Além disso, o VEDS inclui inversores auxiliares e uma caixa de distribuição de energia de alta tensão. Todos os componentes são perfeitamente combinados para atingir a maior eficiência possível.

A transmissão elétrica é fornecida pela Voith, enquanto Orten cuidará da integração do veículo. Na verdade, desde 2015 a Orten Electric-Trucks Bernkastel-Kues e Wittlich tem convertido com seu parceiro EFAS Elektro-Fahrzeuge Stuttgart veículos comerciais de todas as classes de peso, de diesel a 100% E-drive. Desde 2017, aproximadamente 100 veículos comerciais foram eletrificados anualmente em uma nova unidade de produção em Wittlich.

Os clientes podem optar por ter o kit de retrofit VEDS instalado em seu próprio local ou ter a integração do veículo feita na sede da Orten, que por sua vez os encaixará exclusivamente com o VEDS ao mesmo tempo em que contribuirá com a bateria, gateway e auxiliares de seu próprio portfólio.

“Graças à eletrificação, o transporte está prestes a sofrer uma grande transformação no sentido de uma operação mais limpa e sustentável”, diz Alexander Denk, vice-presidente de E-Mobility da Voith. “Para muitas cidades e operadoras, no entanto, a aquisição de novos ônibus e caminhões elétricos é um processo caro e demorado. Nossa opção de adaptação oferece uma maneira simples e econômica de preparar frotas de veículos para o futuro, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das emissões de CO2 e o aumento da mobilidade urbana”.

“Com a rede mundial de vendas e serviços da Voith e os diversos anos de experiência da Orten Electric-Trucks na eletrificação de veículos comerciais, a parceria estratégica entre ambas as empresas oferecerá às operadoras uma gama completa de serviços para converterem suas frotas para acionamentos totalmente elétricos”, afirma Robert Orten, CEO da Orten Electric-Trucks.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus