O Google Maps lançou nesta terça-feira, 17 de novembro, uma nova funcionalidade que vai mostrar ao vivo a lotação dos ônibus e estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
De acordo com a gigante de buscas, a ferramenta estará disponível no Brasil e terá a representação do status de lotação em níveis, como “não tão lotado”, “um pouco cheio”. A empresa afirma ainda que as informações dependerá da contribuição ativa dos usuários, que poderão ajudar de forma colaborativa respondendo a perguntas dentro do app quando estiverem viajando.
“Talvez você sempre tenha procurado evitar aglomerações durante as festas, mas este ano tornamos isso mais fácil para todos. O Google Maps vai ajudar no distanciamento social daqueles que pretendem usar o transporte público nessa época, com informações em tempo real sobre a taxa de ocupação dos veículos.” – diz um comunicado da empresa.
O Via Trolebus testou a ferramenta, e nas estações do Metrô e da CPTM já era possível ver a taxa de lotação dos espaços, conforme imagem acima.