Durante coletiva de imprensa ocorrida nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2020, o Governo de São Paulo adiou a reclassificação das fases de quarentena nas regiões do estado. De acordo com o governador João Doria, a falta de informações sobre casos e óbitos por parte do governo federal acabou levando a postergação. A nova atualização do Plano São Paulo será no dia 30 de novembro.
Já o secretário de saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, afirmou que houve um aumento de 18% nos casos de internações na última semana, tanto na rede pública quanto na privada. Gorinchteyn atribuiu o aumento de casos ao feriado de finados, com mais pessoas circulando.
Outros representantes do Estado, como Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, afirmaram que caso os índices piorem, regiões do Estado podem ser rebaixadas para a fase vermelha da quarentena, que é a mais restritiva. Já José Medina, Coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, afirmou que houve sim um relaxamento por parte da população em relação a flexibilização e o uso de máscara, e que isso pode ocasionar em mais casos do novo coronavírus.