Com a pandemia em curso, o uso do transporte coletivo se torna preocupante quanto ao contágio do novo coronavírus. Por outro lado, o uso dos sistemas de deslocamento acaba sendo inevitável, e segundo um grupo de cientistas, uma medida pode ajudar na prevenção: a fala.
A medida é divulgada em um momento onde a segunda onda da doença chega a países da Europa, com a preocupação do aumento de casos aqui no Brasil.
O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), uma agência do Espanhola dedicada ao fomento da investigação científica e tecnológica, recomenda silêncio total no metrô para prevenir e reduzir contágios por covid-19.
As afirmações foram feitas com base nas evidências que demonstram a transmissão aérea do vírus, particularmente através de aerossóis, pequenas partículas que podem permanecer suspensas no ar durante minutos ou até horas.
Segundo publicação do site português Diário de Notícias, que revelou a recomendação, permanecer sem falar no transporte, usando sempre a máscara, pode, portanto, ser a chave para prevenir e reduzir os contágios.