Foto: Samuel Rocha
SPTrans

Pesquisa mostra que percepção do tempo de espera por ônibus está maior em SP

O paulistano está esperando mais pelo ônibus, pelo menos em sua percepção. É o que diz a pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência.

De acordo com os dados, houve aumento do tempo de espera pelos coletivos, sendo a maior registrada na série histórica da pesquisa. 53% afirmam que o tempo de espera aumentou, sendo 12% a mais do que em 2019. Já 33% afirmam que está igual, e 8% que diminuiu. Quem mais cita que o tempo de espera pelos ônibus aumentou são pessoas da classe D/E (64%); renda familiar mensal de até 2 salários mínimos (60%); pretos(as) e pardos(as) (60%); de 16 a 24 anos (58%).

Foto: Renato Lobo

Deslocamentos mais devagar por ônibus

De acordo ainda com a pesquisa, o tempo médio diário de deslocamento para realização da atividade principal caiu 10 minutos em relação a 2019 e atinge 1h37min. As pessoas que usam automóvel todos os dias ou quase todos os dias gastam em média 1h29 no deslocamento, 6 minutos a menos do que em 2019. Já as pessoas que usam transporte público todos os dias ou quase todos os dias gastam em média 1h56, 2 minutos a mais do que em 2019.

Quando considerado todos os deslocamentos, o tempo médio gasto diminui 14 minutos em comparação ao ano passado. Entre as pessoas que usam carro todos ou dias ou quase todos os dias, esse tempo é de 2h06, 27 minutos a menos do que em 2019. No entanto, entre as pessoas que usam transporte coletivo público todos os dias ou quase todos os dias o tempo médio é de 2h31, 4 minutos a mais do que em 2019.

O estudo ouviu 800 entrevistas com pessoas que moram na cidade de São Paulo, com 16 anos ou mais, entre os dias 5 e 21 de setembro de 2020, a partir de coletas face a face e online. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios