Com previsão de finalização das obras para o fim deste ano, a nova estação Vila Sônia na Linha 4-Amarela do Metrô está na fase de instalação de sistemas e acabamento. Imagens postadas pelo presidente da operadora, Silvani Pereira, mostram as plataformas da parada, que será lateral, com as vias correndo no meio:
Andamento das construções
A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2021. Foi iniciada recentemente a montagem das colunas que devem dar sustentação para as portas de plataforma. Também está sendo instalado os bloqueios, popularmente conhecidos como catracas.
Serão ao todo 17 bloqueios, sendo 15 tipo tripé e 2 com portas de vidro. Chama a atenção de novas estações conterem o equipamento tradicional, uma vez que a partir de 2010, com a entrega da estação Sacomã na Linha 2, as novas paradas passaram a ter os novos bloqueios de vidro.
As escolhas das peças convencionais em estações terminais é feita prevendo um grande fluxo de usuários, e as peças do modelo mais antigo são mais ágeis nos embarques. Em Butantã, os vidros foram substituídos por roletas.
Sobre as escadas rolantes, no final de setembro a última escada já foi posicionada, e de acordo com o presidente da empresa, está sendo feita a montagem mecânica das 20 necessárias.