Durante quase uma década, a estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô, que conecta com a 9-Esmeralda da CPTM, levava o posto de parada mais profunda da malha metroviária na capital paulista.
Mas, em 2018 Pinheiros acabou perdendo o posto para Santa Cruz da Linha 5-Lilás, que passou a ser a estação mais profunda do metrô com 41,5 metros de profundidade. São 6 subsolos e 43 escadas rolantes. Entretanto, o ponto de conexão entre as linhas 5-Lilás e 1-Azul deve perder o posto para Higienópolis-Mackenzie da Linha 6-Laranja, que fará conexão com a Linha 4-Amarela.
A parada terá profundidade de 69 metros, e outras parada do eixo metroviário entre Brasilândia e São Joaquim, devem ainda ser bem mais profundas que Santa Cruz. Itaberaba terá 68m, PUC-Cardoso de Almeida com 61m, Angélica-Pacaembu com 58m, Bela Vista com 59m e São Joaquim com 54m.
As informações constam no site recém lançado da operadora LinhaUni, que deve gerir o novo ramal a partir de 2025, se a obra seguir o cronograma previsto.