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CRRC apresenta trem de alta velocidade que atinge 400 km/h com bitola variável

A chinesa CRRC Changchun apresentou nesta semana um novo trem de alta velocidade equipado com bogies de bitola variável, que pode operar em uma variedade de ferrovias e fontes de alimentação. O comboio ainda pode atingir 400 km/h, 50 km/h a mais que as ferrovias velozes mais comuns no mundo, que operam até 350 km/h.

Bitola corresponde a largura dos trilhos. Por exemplo, nas linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo, a bitola é de 1 600 mm. Já nas linhas 4 e 5, é 1 435 mm. O novo trem, portanto, pode trafegar nestes dois tipos de ferrovias, o que abre caminhos para operações internacionais.

“Em relação às viagens de trem transfronteiriças, por exemplo, de Pequim a Moscou, um trem tem que substituir o bogie quando chega à fronteira, o que leva um tempo relativamente longo”, disse Wang Lei, um designer da CRRC Changchun.

Atualmente, a rede ferroviária da China conta com bitola de 1435 mm, com cerca de 79.685 km de linha. Em contraste, os países vizinhos empregam duas grandes bitolas principais, com 1520 mm na Rússia, Mongólia, Cazaquistão e antigos países soviéticos; e 1676 mm comuns na Índia, Paquistão e Bangladesh.

O CRRC também diz que o trem pode operar em temperaturas entre -50 ° C e 50 ° C, e pode correr sob a faixa de diferentes fontes de alimentação e padrões ferroviários.

O projeto foi ainda apoiado por uma bolsa de pesquisa de US $ 5,2 bilhões do governo chinês. A fabricante está pronta para receber pedidos de trens de alta velocidade customizados baseados no protótipo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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