A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM ampliou em seis meses um contrato de obras de extensão da Linha 9 Esmeralda, entre Grajaú e Varginha. Uma publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado, 10 de outubro de 2020, da conta de um extrato de aditamento de um contrato para a extensão.
Em 2018 o Consórcio Concrejato Alberoni e Arruda foi considerado vencedor da concorrência, e teria 30 meses ao valor de R$ 76 milhões para executar as obras. A nova determinação amplia o investimento em R$ 5 milhões.
Atualmente a ferrovia liga Osasco até Grajaú, e vai ter mais duas paradas: uma em Mendes – Vila Natal e outra em Varginha. A estimativa é de que mais 110 mil passageiros passem a utilizar o serviço diariamente. O atendimento está sendo ampliado em 4,5 quilômetros.
Mais trens
Vai demandar novas composições para a operação. Atualmente a linha 9 opera com 21 trens no horário de pico. De acordo com a CPTM, está sendo definida a estratégia para compor essa frota.
Prazos
A Companhia trabalha com prazos de entregar Varginha em 2022 e Mendes-Vila Natal, que fica entre Varginha e Grajaú (atual terminal da Linha 9) em 2021.
Promessa de 2010
Em 2010, durante promessa de campanha do ex-governador Geraldo Alckmin, foi prometido a extensão. As obras só tiveram início em 2013, e de lá para cá uma série de contratempos acabaram por atrasar as construções.