Sistemas de Metrô cobrem áreas urbanas, e dependendo do número de estações pelo caminho, não operam com velocidades maiores do que 100 km/h. Mas, na contramão do mundo, a China deve introduzir novos serviços para o transporte urbano com velocidades de 160 km/h no sistema de Guangzhou, capital da província de Guangdong, no sul do país. Os trens velozes devem operar nas linhas em construção 18 e 22.
Os comboios do tipo D de oito carros operam com eletrificação aérea rígida de 25kV, com seis segmentos motorizados e dois vagões de reboque.
A operadora da cidade encomendou 40 dos trens da empresa CRRC Zhuzhou Locomotive, sendo 25 para a Linha 18 e 15 para a Linha 22. O material rodante da Linha 18 terão uma pintura azul, enquanto os trens da Linha 22 terão uma pintura dourada. No interior dos trens, a novidade é a iluminação que se adapta à hora do dia e telas de informações aos passageiros.
A Linha 18 conta com 61,3 km de extensão e vai de Wanqingsha à estação Guangzhou East, passando pelos distritos de Nansha, Panyu, Haizhu e Tianhe, com nove estações. A Linha 22 percorrerá o alinhamento da Linha 18 de Wanqingsha à Praça Panyu, antes de se dividir em uma linha de 30,4 km a partir da estação Guangzhou South em Bai’etan, com oito estações.
1 comentário