Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Metrô SP

Máquina no Metrô e CPTM troca recicláveis por créditos para passagens

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) em parceria com a Triciclo, instalou maquinas que recebem produtos recicláveis para troca de créditos em passagens. A partir desta quinta-feira (1º), os passageiros que passam ou circulam pelas estações República do Metrô e Brás (conexão do Metrô e CPTM) e pelo Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU, podem descartar embalagens recicláveis na Retorna Machine, uma máquina de venda reversa, e obter créditos para uso no transporte.

De acordo com a pasta, além do crédito para o passageiro, cada embalagem depositada terá também seu valor revertido para a Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Como funciona?

O objetivo é recolher embalagens pós-consumo de bebidas de até 2,5 litros e latas de aço de alimentos. Serão aceitos objetos como aço, longa vida, alumínio, plástico. Importante ressaltar que a Retorna não aceita nenhuma embalagem de produto lácteo. O código de barras precisa estar legível para a máquina registrar o recipiente. Os itens depositados somam créditos que variam de 10 a 15 pontos, dependendo do material. Cada 100 pontos acumulados equivalem a R$ 0,35, que serão creditados na conta do passageiro vinculada ao sistema da Triciclo. Eles poderão ser trocados por créditos no Bilhete Único ou BOM. O limite máximo para pontuação é de dez embalagens por dia. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições.

“Com essa ação, unimos forças para conscientizar a todos sobre a importância de preservar o meio ambiente e ainda conseguimos ajudar instituições que fazem um trabalho social muito importante”, disse o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Entre 1 e 7 de outubro, período em que as máquinas estarão nos Transportes Metropolitanos, os 10 passageiros que mais reciclarem em cada uma das estações, serão bonificados com crédito extra equivalente a três passagens, isto é, com 3.780 pontos Triciclo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus