A Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM detém o título de maior eixo ferroviário da CPTM, além de contar com composições mais novas em relação às demais. Mas o atendimento entre Jundiaí e o Brás, passando por Francisco Morato, detém outro titulo: o eixo de transporte da CPTM com maior número de reclamações.
O cenário aparece nos três últimos relatórios da ouvidoria da empresa, dos meses de agosto, julho e junho, além de figurar em segundo lugar no documento geral no ano de 2019.
Somente em agosto foram 104 reclamações, das 203 registradas pela empresa, entre as ocorrências nas outras linhas, e reclamações na rede em geral. O índice na Linha 7 representa 42% das reclamações, e o volume de ocorrências no eixo ferroviário em agosto é maior que somadas todas as outras linhas. Já a Linha 9-Esmeralda é a que registra menos reclamações, com apenas 3 no mês passado.
Das ocorrências relatadas, o tema “infraestrutura” lidera, com 29% dos itens. Trata-se de reclamações que envolvem Conservação, Avaria de Trem ou Estação, Escada Rolante, Elevador, Sanitários, Obras, Faixa de Domínio, Passagem em nível, Integrações, Bicicletário, Lotação Excessiva, Ar Condicionado, Passarela, Ciclovia ou Condições de Trabalho.
Já no relatório de 2019 foram 445 queixas, das 2782 registradas. A Linha 7 só perde para a 11-Coral, que no mesmo período registrou 877 reclamações. Já em 2019, a Linha 13-Jade é a ferrovia com menos reclamações, com apenas 19.
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