Na atualização do Plano São Paulo deste sexta-feira, 04 de setembro de 2020, regiões do estado avançaram de fase, sendo que 95% das áreas devem estar na fase amarela.
As regiões que tiveram melhoras nos índices, da fase laranja para a amarela são: São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Presidente Prudente, Marília e Registro. De acordo com o governador João Doria, o Estado registra há quatro semanas, queda no número de óbitos e de infecção da covid-19.
Há regressão, no entanto, na região de Ribeirão Preto, que volta da fase amarela para a laranja. A região de Franca também segue no estágio laranja. O estágio laranja é considerada “fase de atenção, com eventuais liberações”, diferente da amarela que é a “fase controlada, com maior liberação de atividades”.
Fase verde no final do mês
Durante entrevista coletiva da sexta-feira, 28 de agosto de 2020, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, disse que no período entre 20 de setembro e 10 de outubro, a capital poderá ter índices compatíveis para avançar de fase da quarentena, da amarela para a verde.
No próximo estágio, o comércio, shoppings centers e serviços podem operar com 60% da capacidade. Na amarela, este índice fica em 40%. Na próxima classificação, no entanto, ainda não é permitido eventos que gerem aglomeração.