A SPTrans lançou um novo serviço em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), que abrange alunos de todos os níveis de ensino público e privado. Em um comunicado, a gerenciadora do transportes paulista afirma que a cota só será liberada aos estudantes que tiverem autorização da Secretaria Municipal da Saúde para retomada das aulas presenciais
Apenas os estudantes do ensino superior que retornarem às aulas presenciais a partir de 7 de outubro podem solicitar o benefício estudantil para receber o cartão em casa.
Os alunos dos outros níveis de ensino também têm direito ao serviço, mas a SPTrans recomenda que as solicitações só sejam realizadas depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autorizar a retomada das aulas presenciais.
Prazo
Após a solicitação, o bilhete chega em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento e dos dados. Para usar o serviço, basta fazer a solicitação no site da SPTrans (http://sptrans.documentodoestudante.com.br) preencher o cadastro com os dados pessoais, realizar o pagamento equivalente ao valor de dez tarifas (R$ 44) mais o custo do envio.
O valor pode ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito. Depois é só enviar o documento de identidade (RG, passaporte, CNH ou RNE) e uma foto também pelo site da SPTrans (http://sptrans.documentodoestudante.com.br), cadastrar o endereço no qual quer receber o cartão e aguardar a liberação dos dados. É importante utilizar uma foto recente e manter os dados atualizados.
A SPTrans diz ainda que ao solicitar o Bilhete Único Estudante por este canal, o cartão que está em suas mãos será cancelado automaticamente. O saldo disponível, se houver, será transferido para o novo cartão em 72 horas. Isso é necessário porque o estudante não pode ter dois cartões ativos para o mesmo benefício. Após receber o cartão, o usuário tem de desbloqueá-lo antes de usar no mesmo site.