Com previsão de entrega para 2022, e em uma ação totalmente inédita na CPTM, um vídeo postado pela secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM nas redes sociais, mostra a via férrea desviada para abrigar a futura estação joão Dias, na Linha 9-Esmeralda.
O equipamento está sendo construído pela iniciativa privada. Em 2018, a construtora Brookfield Brasil ergueu um conjunto de edifícios empresariais, às margens da Linha 9 e da Marginal Pinheiros. Sendo considerado um polo gerador de tráfego, a Brookfield propôs a construção da nova estação:
A @CPTM_oficial deu mais um passo nas obras da Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda com o reposicionamento dos trilhos para ter mais espaço para a construção! Vamos juntos andar na cabine do trem para conferir como ficou? 🎥🚉#Linha9Esmeralda #CPTM #MobilidadeUrbana pic.twitter.com/Tsn11XMAsc
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos SP (@stmsp_oficial) August 13, 2020
De acordo com a pasta, estão sendo realizadas as fundações no local da futura entrada da parada, que deve atender a cerca de 10 mil passageiros por dia.
A Estação João Dias ficará localizada na Avenida das Nações Unidas, no distrito de Santo Amaro, em frente ao Complexo 17007 Nações Unidas.
Uma parte da área do terreno do empreendimento foi deixado para a construção do mezanino da futura estação. Em 1º de março de 2019, foi assinado um convênio entre a CPTM e a Brookfield (por meio de sua subsidiária Tegra) para construção, e as obras estão em andamento entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.