Foto: Vitor Barbosa
Metrô SP

Trens da frota K são vistos em estacionamentos da Linha 2-Verde do Metrô

A Frota K do Metrô de São Paulo é composto por 25 trens (antigos matrículas C01 até C25), que atualmente vai do K01 até K25. Operam na Linha 3-Vermelha [Palmeiras-Barra Funda – Corinthians-Itaquera]. Mas, algumas unidades tem sido vistas em estacionamentos da Linha 2-Verde, como mostra o vídeo do Matheus Barbosa, do canal The Railway:

YouTube video

Os trens foram vistos no estacionamento de Clinicas, e no Pátio Tamanduateí. O antigo trem da frota Cobrasma, no entanto, não deve prestar serviços na linha que liga a Vila Madalena até a Vila Prudente. As composições estão calibrando a tecnologia CBTC, que se trata do sistema de sinalização, presente na Linha 2, e em instalação na Linha 3 e 1.

Foto: Via Trolebus

O CBTC (Communications-Based Train Control), em português que significa sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte.

A tecnologia esta em operação nas linhas 2, 4, 5 e 15, e é prometido nas linhas 1 e 3 do Metrô, e nas linhas 8, 10 e 11 da CPTM.

Especialistas apontam o CBTC como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus