Qual a estação menos movimentada da CPTM?

Foto: Diego MetroFerroviario

Um junho de 2018, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM bateu um recorde de usuários transportados em um único dia: foram 3.096.035 passageiros. Em tempos de pandemia, a demanda chegou a reduzir mais de 80%, mas pouco a pouco, a malha de 273 km de trilhos volta a receber os passageiros. Algumas linhas, como a 11-Coral, já opera com 100% da frota, a medida em setores produtivos voltam às atividades.

Estações como Pinheiros, Brás e Luz registram mais de 1 milhão de entradas de usuários por mês, segundo relatório “Tabela de Movimentação por Linha – Total de passageiros embarcados por estação em julho/2020“. Mas uma parada leva o posição de estação menos movimentada: Santa Terezinha, na Linha 8-Diamante, que no mês passado registrou apenas 23.323 entradas. É uma média de 777 passageiros por dia.

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Da década de 20

A Estação Santa Terezinha foi inaugurada não oficialmente pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) por volta da década de 1920, e auxiliava o Asilo Santa Terezinha, aberto em 25 de agosto de 1923. Em 1951 acabou efetivada como estação.

Mudanças nos planos e subutilização

Em 1971 a EFS é absorvida pela Fepasa que contrata junto ao consórcio Engevix – Sofrerail um plano remodelação do sistema de trens de subúrbio, incluindo a estação Santa Teresinha no primeiro grupo reformas. Do lado norte da estação, a Companhia Estadual de Casas Populares (CECAP) desenvolveu um projeto de um grande conjunto habitacional, de forma que a Fepasa desenvolveu uma passarela de acesso para o futuro empreendimento para atender aos milhares de moradores futuros.

No entanto, a área da CECAP é cedida para a SABESP e incluída no Plano de Saneamento da Grande São Paulo (SANEGRAN). É então erguida a maior estação de tratamento de esgotos da América Latina (ETE Barueri), o que tornou já em 25 de janeiro de 1979, quando Santa Terezinha foi reinaugurada, uma parada subutilizada.

Planos de desativação

No começo da década falou-se em sua desativação junto com Antonio João, com projetos de substituição por uma nova estação entre as duas paradas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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