Os potenciais futuros operadores das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente geridas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, estariam preocupados com o tempo de aquisição da nova frota de trens, de acordo com uma publicação da Folha de São Paulo.
O cronograma de aquisição de 30 composições é de 12 meses após a assinatura do contrato, e segundo a publicação, investidores consideram muito curto na comparação com o tempo praticado historicamente na indústria de metrôs e ferrovias. O texto diz ainda que o cenário pode acabar restringindo a quantidade de competidores.
Já na parte do governo, segundo o texto, a avaliação é a de que o prazo curto vai evitar problemas jurídicos que poderiam atrasar o andamento nos órgãos de controle.
8500 emprestados
Quinze composições da série 8500 serão emprestados para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, após a conclusão da concessão das duas ferrovias, de acordo com a minuta do edital, disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos -STM.
Com o “jogo das cadeiras”, os 36 trens da série 8000 devem ser realocados para outras linhas, parte deles muito provavelmente para a 11-Coral, que atualmente conta com 35 “8500”, e que deve perder temporamente os 15.
Também farão parte da frota da operadora todos os 40 trens da série 7000. Segundo ainda o documento, decorrido o prazo máximo de 30 meses da assinatura do contrato de concessão, a nova operadora deverá ter devolvido à CPTM os 15 trens da Série 8500 e 15 trens da Série 7000, ficando com os restantes 25.
A nova operadora terá que adquirir 30 novos trens, totalizando então 55 composições, além dos seis 5400 da extensão operacional da Linha 8, entre Itapevi e Amador Bueno.