Trens Regionais

Poços de Caldas e Águas da Prata querem reativar trem interestadual

As cidades de Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Águas da Prata, em São Paulo, querem ser conectadas novamente por meio de um trem turístico. Os dois municípios assinaram uma carta de intenção para tocar o projeto.

De acordo com o prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, uma comitiva esteve na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo nesta semana para tratar do tema, e segundo Dezena, haverá conversa entre os dois estados.

“O passeio está desativado há mais de 20 anos e agora, com apoio dos governos de Minas e São Paulo, as chances de conseguirmos que o trem turístico volte é bem maior”, disse o prefeito de Águas da Prata.

As cidades ficam distantes cerca de 33 km uma da outra. Dezena publicou um vídeo nas rede sociais do município falando sobre as tratativas:

PREFEITO DE ÁGUAS DA PRATA BUSCA APOIO JUNTO AO GOVERNO DE SÃO PAULO PARA A VOLTA DO TREM TURÍSTICO

PREFEITO DE ÁGUAS DA PRATA BUSCA APOIO JUNTO AO GOVERNO DE SÃO PAULO PARA A VOLTA DO TREM TURÍSTICOO prefeito de Águas da Prata esteve na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo nesta quarta, 05. Acompanhado do vice prefeito José Ricardo Sassaron, Carlos Henrique foi tratar da possibilidade de retorno do Trem Turístico entre Águas da Prata e Poços de Caldas. No início da semana, o prefeito foi procurado pelo secretário de Turismo da vizinha cidade mineira informando que o governo mineiro está interessado em apoiar o projeto e se Águas da Prata pode colaborar. O prefeito pratense não só demonstrou interesse como afirmou que está empenhado nessa questão desde que assumiu a administração da cidade. Em São Paulo, Carlos Henrique já busca apoio do governo paulista para a volta desta que foi uma grande atração turística da região tempos atrás. “O passeio está desativado há mais de 20 anos e agora, com apoio dos governos de Minas e São Paulo, as chances de conseguirmos que o trem turístico volte é bem maior”, disse o prefeito de Águas da Prata.Carlos Henrique gravou um vídeo falando sobre a viagem em busca do apoio para a viabilização do projeto.Prefeitura de Águas da Prata. Estamos trabalhando por você. FIQUE EM CASA.

Posted by Prefeitura Municipal de Águas da Prata on Wednesday, August 5, 2020

Falta comunicar o governador

Depois da formalidade de intenções, a próxima etapa é comunicar ao governador de Minas, Romeu Zema (Novo), sobre o projeto, o que deve acontecer nos próximos dias.

Dezena diz também que uma reunião com Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, será agendada para tratar do assunto. “Vou me empenhar para que o governo paulista também colabore e, assim, tenhamos um esforço conjunto de Minas e São Paulo para que esse projeto se realize o quanto antes”, disse o prefeito.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus