Trólebus próximo ao Metrô Tucuruvi | Foto: Jorge Françozo de Moraes
Recordar é viver

Há 18 anos, Santana, Tucuruvi e Mandaqui, na Zona Norte, se despediam dos trólebus

Na década de 60, em 17 de fevereiro de 1966, a Zona Norte de São Paulo, conhecida por seus inúmeros aclives e declives, recebia os chamados “eletrobus”, os trólebus que venceriam as rampas com mais facilidade, e com menor poluição sonora:

No dia 17 de fevereiro de 1966, foi inaugurada a primeira linha de trólebus no Bairro do Jardim São Paulo, que passou a circular pela Avenida Leôncio de Magalhães.

Anos mais tarde, a região já contava com quatro linhas, cada uma delas com seu ponto final ou inicial distinto. Os ônibus elétricos acessavam a zona norte por meio dos eixo das avenidas Prestes Maia, Tiradentes, Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira Do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Alferes Magalhães e Avenida Cruzeiro do Sul. A partir deste ponto, cada uma das linhas seguia para seu destino: a 1301 ia para o Parque Peruche, a 1428 para o bairro da Santa Terezinha, a 107P para o Mandaqui e a 107T para o Tucuruvi.

Trólebus próximo ao Metrô Tucuruvi | Foto: Jorge Françozo de Moraes
Trólebus da Linha 1301 | Foto: Jorge Françozo de Moraes
Últimos dias da linha 107T como trólebus | Foto: Jorge Françozo de Moraes
Trólebus na Santa Terezinha | Foto: Jorge Françozo de Moraes

O atendimento na região terminou no dia 09 de agosto de 2002, quando as quatro linhas tiveram suas frotas substituídas por ônibus a diesel. Restou apenas a operação de trólebus da Linha 9300, que também atendia a zona norte, mas em um eixo separado. A 9300 com trólebus rodou até 2005.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus