Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, 28 de agosto de 2020, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, disse que no período entre 20 de setembro e 10 de outubro, a capital poderá ter índices compatíveis para avançar de fase da quarentena, da amarela para a verde.
No próximo estágio, o comércio, shoppings centers e serviços podem operar com 60% da capacidade. Na amarela, este índice fica em 40%. Na próxima classificação, no entanto, ainda não é permitido eventos que gerem aglomeração.
Nenhuma região é rebaixada de fase da quarentena no Estado de São Paulo
O Governador de São Paulo, João Doria, na entrevista coletiva, afirmou que nenhuma das regiões do estado foram rebaixadas de fase da quarentena.
Segundo Doria, 88% da população do Estado está em cidades na fase amarela, e esta foi a terceira semana seguida de queda nos índices de mortes em São Paulo.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, a ocupação de leitos de UTI no Estado está em 54,3%. Dois meses atrás era 66%. Vinholi também diz que as internações estão em quedas significativas, sendo que em 11 regiões, os índices estão abaixo de 40 por 100 mil habitantes, o que viabiliza a mudança para a fase verde.