A Estação Morumbi, conexão da Linha 17-Ouro do monotrilho, com a linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, deve ser a primeira a ficar totalmente pronta, das demais do novo ramal que vai atender ao Aeroporto de Congonhas. As outras sete paradas estão com os trabalhos paralisados por decisão da justiça.
Ainda sim, o governo estadual mantem a promessa de entregar a Linha 17 em 2022. A secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM postou um vídeo em suas redes sociais, que mostra a nova estações, as plataformas da linha 17, a conexão com a CPTM, e as plataformas da Linha 9:
O @metrosp_oficial segue determinado em concluir as obras da futura estação Morumbi da Linha 17-Ouro! Vamos dar um breve passeio para ver como estão a entrada, passarela, mezanino, plataforma e o acesso à Linha 9-Esmeralda da @CPTM_oficial? #Linha17Ouro #metrosp #MobilidadeUrbana pic.twitter.com/sqWlP8EgRE
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos SP (@stmsp_oficial) July 16, 2020
Sobre as demais estações, que estão paradas, a pasta diz no post que aguarda “as decisões judiciais para a retomada dos novos contratos de obras das outras 7 estações e dos 14 trens”.