Quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de futebol, nenhum dos dois aeroportos na região da maior cidade brasileira era conectado com a malha metroferroviária. Houve então uma cobrança da sociedade civil para que os dois terminais sejam interligados com os eixos de transportes.
Com duas copas à frente de 2014, a Linha 17-Ouro pode ficar pronta em 2022, nos jogos do Qatar, e enfim os passageiros poderão ter a possibilidade de acessar Congonhas por meio de um monotrilho. Isso se os planos do governo estadual forem concretizados.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM postou em suas rede sociais um vídeo que mostra a estrutura recém construída:
O @metrosp_oficial concluiu recentemente o túnel que fará a ligação da Linha 17-Ouro com o Aeroporto de Congonhas! 🚝#Linha17Ouro #metrosp #TransportePublico #AeroportoCongonhas #tunel pic.twitter.com/lBiIQtuOjL
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos SP (@stmsp_oficial) July 17, 2020
Lembrança de contratos suspensos pela justiça
A pasta tem informado em todos os seus posts que há dois contratos suspensos pela justiça: obras em estações e vias e a fabricação dos 14 trens. “Há dois contratos suspensos pela justiça: acabamento das 7 estações e pátio, e o contrato de fabricação dos 14 trens do monotrilho. Aguardamos decisão judicial para que possamos retomá-los e concluir esta importante obra de mobilidade urbana” – diz o post da secretaria.