EMTU SPTrans

Qual a linha mais movimentada da SPTrans? e da EMTU?

Um ônibus superarticulado pode transportar entre 180 e 220 pessoas, dependendo da configuração interna. Imagine esse volume de passageiros multiplicado em 200 vezes? É a quantidade aproximada de pessoas que são transportadas na linha de maior de demanda na capital paulista, a 4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II, com aproximadamente 45 mil passageiros por dia útil (referência novembro | Diário do Transporte).

No horário de pico, os ônibus partem do terminal a cada 3 minutos. O tempo médio de trajeto entre as duas pontas é de 55 minutos, e a linha é composta por ônibus em sua imensa maior de superarticulados. Foi chamada de Gold Line, e chegou a ser usada por usuários da Linha 3-Vermelha do Metrô, que afirmaram ter mais chances de viajar sentados, na comparação com o serviço metroviário.

A linha conta com uma boa agilidade, já que a maior parte do seu trajeto é composto por faixas de ônibus, e como corre paralela ao Metrô, tem somente alguns semáforos na Radial Leste.

Se a linha mais demandada da SPTrans opera com 45 mil/dia, a da EMTU leva quase o dobro, sendo uma ligação que corre por corredor de ônibus e operada por trólebus.

Um dos veículos que foram incendiados | Foto: Samuel Tuzi

É a linha 288TRO São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis) – São Paulo (Terminal Metropolitano Jabaquara), transporta 85 mil passageiros dia útil, segundo dados também do Diário do Transporte. No horário de pico a linha opera com intervalos de até seis minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • Uma boa questão é qual a mais demandada (relação frota/passageiro) pois já vi sites dizendo que, na SPTrans, eram as Circulares USP 8012 e 8022.

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