Um ônibus superarticulado pode transportar entre 180 e 220 pessoas, dependendo da configuração interna. Imagine esse volume de passageiros multiplicado em 200 vezes? É a quantidade aproximada de pessoas que são transportadas na linha de maior de demanda na capital paulista, a 4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II, com aproximadamente 45 mil passageiros por dia útil (referência novembro | Diário do Transporte).
No horário de pico, os ônibus partem do terminal a cada 3 minutos. O tempo médio de trajeto entre as duas pontas é de 55 minutos, e a linha é composta por ônibus em sua imensa maior de superarticulados. Foi chamada de Gold Line, e chegou a ser usada por usuários da Linha 3-Vermelha do Metrô, que afirmaram ter mais chances de viajar sentados, na comparação com o serviço metroviário.
A linha conta com uma boa agilidade, já que a maior parte do seu trajeto é composto por faixas de ônibus, e como corre paralela ao Metrô, tem somente alguns semáforos na Radial Leste.
Se a linha mais demandada da SPTrans opera com 45 mil/dia, a da EMTU leva quase o dobro, sendo uma ligação que corre por corredor de ônibus e operada por trólebus.
É a linha 288TRO São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis) – São Paulo (Terminal Metropolitano Jabaquara), transporta 85 mil passageiros dia útil, segundo dados também do Diário do Transporte. No horário de pico a linha opera com intervalos de até seis minutos.
1 comentário