Colaborou: Narciso de Queiroz
Rincão é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, próximo a cidade de Araraquara. A foto abaixo, mostra um trem da série 5000, recém fabricado na década de 70, que prestaria serviços pela Fepasa. A empresa, no entanto, nunca operou trens metropolitanos fora da macrometropole de São Paulo, sendo que as composições de passageiros urbanos chegavam apenas até Mairinque.
Os comboios eram fabricados em Sumaré, o que indica que a imagem mostra testes nos componentes do trem. Há relatos dos “Fepasões” em testes em Rio Claro, que é caminho entre Sumaré e Rincão.
“Quando estagiei na divisão de receita tinham milhares de faturas da Fepasa cobrando a Cobrasma de testes de linha”, diz Narciso de Queiroz, que colaborou para este material. Rincão fica a quase 200 km de Sumaré.
Por que rebocar trens elétricos em trechos com rede elétrica?
Apesar da existência de rede elétrica no trecho entre Sumaré e São Paulo, os trens chegavam a Osasco rebocados. O mesmo ocorria com composições de São Paulo para o Rio, da série 700. Na época não se usava carretas em trechos que havia possibilidade de ir por ferrovia.
No caso da Fepasa, os trens não tinha sistema de sinalização ATC da RFFSA instalados.