Por volta das 5 horas da manhã desta terça-feira, 28 de julho, as estações de 4 linhas metroviárias permaneciam fechadas. Ainda pela madrugada, uma assembleia de emergência foi convocada, e acabou por suspender a greve que seria realizada nesta terça.
A desmobilização dos trabalhadores, no entanto, não ocorreu a tempo de iniciar a operação, e estações das Linhas 1-Azul [Jabaquara – Tucuruvi] 2-Verde [Vila Madalena – Vila Prudente] 3-Vermelha [Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda], e o monotrilho da Linha 15-Prata [Vila Prudente – Vila Madalena] tiveram a abertura atrasada.
Trecho reabertos depois das 6h
O Metrô de São Paulo informava por meio de seu site e redes sociais que por volta das 07h20, as Linha 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha 15-Prata estavam operando normalmente.
A greve que ocorreria nesta terça-feira, 28 de julho, foi cancelada ainda pela madrugada. Mas não houve tempo hábil de avisar todos os colaboradores, e as estações que deveriam ser reabertas às 04h40, ficaram fechadas.
Depois das 6 horas da manhã, as linhas 3 e 15 foram reabertas, e as linhas 1 e 2 tinham operações parciais. Por volta das 07h25, todas as linhas operavam normalmente.
Greve suspensa
Após um contato do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, com o sindicato dos metroviário, a categoria decidiu por suspender a greve que ocorreria nesta terça-feira, 28 de julho de 2020.
Baldy sinalizou que aceito a proposta sugerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), enviada ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).