Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM reduz intervalo na Linha 12-Safira com a introdução de uma composição

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou nesta segunda-feira, 20 de julho de 2020, que a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] terá mais uma composição em operação, o que vai possibilitar a redução em 10% no tempo de intervalo médio da ferrovia. O tempo de espera será de, em média, 5 minutos e meio. Antes eram seis minutos.

“A possibilidade de incluir com segurança mais um trem na Linha 12 é claramente resultado dessas melhorias. Sabemos da importância desta linha para a população e por isso estamos trabalhando para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

O eixo ferroviário já teve a redução de 10 minutos na viagem entre as duas pontas, de 63 para 53 minutos, por conta de adequações de placas de velocidade e obras que possibilitaram a retirada de restrições de velocidades no trecho que inclui 13 estações.

YouTube video

A linha 12, no passado, era considerada com um dos atendimentos mais problemáticos da CPTM, e foi a última linha a ter o chamado surfe ferroviário ainda na década passada, e uma das últimas a ter renovação da frota.

Após estudos que mostravam que, com a modernização dos trens que circulam na via, seria possível aumentar a velocidade em alguns trechos, e a conclusão, pela Prefeitura de São Paulo, de uma obra no córrego Tiquatira, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, que, também, permitiu o aumento da velocidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus