Ônibus

Como medida pós pandemia, Cidade Italiana vai ganhar BRT Elétrico com 71 quilômetros de extensão

A cidade italiana de Taranto deve adotar em seu transporte, um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit – totalmente elétrico.

Uma licitação para estudo de viabilidade e obras do projeto foi lançado em junho, e quando concluída, vai viabilizar duas linhas com um comprimento total de 71 quilômetros.

O Governo Federal está ajudando com recursos oriundos de medidas pós-Covid-19. O estado alocou 130 milhões de euros. Espera-se que cerca de 50 ônibus de emissão zero circulem no BRT elétrico de Taranto. A introdução da via exclusiva deve reduzir em 40% o tempo da viagem, em comparação com o carro particular, no centro da cidade.

A linha azul “Tamburi – Talsano” conectará o distrito de Tamburi ao distrito de Talsano. A linha vermelha “Paul VI – Cimino” conectará o distrito de Paul VI ao pinhal de Cimino. A linha azul cobrirá 38,5 km, enquanto a segunda terá 42 km. A frequência será de 5 minutos no horário de pico e 10 minutos no horário de pico. As linhas terão 9 quilômetros de sobreposição, onde nesta região a frequência será de até 2 minutos.

A expectativa é que a velocidade comercial média seja de até 18 quilômetros por hora. A frota será composta por 50 ônibus articulados de 18 metros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus