Ônibus

Volvo vende 128 ônibus híbridos para Bruxelas

Bruxelas vai ganhar novos ônibus híbridos da Volvo nas ruas. Serão 128 ônibus híbridos do modelo 7900. O primeiro lote de veículos está equipado com acesso ao sistema de gerenciamento de frota da Volvo Buses. O novo lote de 128 ônibus será entregue em 2021. O objetivo é converter gradualmente toda a frota de veículos da capital da Bélgica em propulsão elétrica.

O Volvo 7900 Hybrid é movido inteiramente por eletricidade, silenciosamente e sem emissões em até 20 km/h. A partir desta velocidade, um pequeno motor a diesel é ativado automaticamente. As baterias do ônibus são carregadas através da energia recuperada durante a frenagem, portanto, não é necessária nenhuma infraestrutura de carregamento.

O consumo de combustível e as emissões de CO2 são 25 a 40% mais baixos que os de um ônibus a diesel. Já as emissões de partículas e óxido de nitrogênio são 50% menores.

“A rede de ônibus em Bruxelas está se desenvolvendo rapidamente em dois eixos complementares: transição de energia por um lado e uma grande reformulação de nossas rotas, para aumentar ainda mais a oferta de transporte público em quase 30% em alguns meses. A frota híbrida da Volvo é um dos principais componentes que permite à STIB aproveitar esse duplo desafio.”, diz Renaud de Saint Moulin , vice-presidente sênior de sistemas de transporte da STIB-MIVB.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus