Metrô SP

ViaMobilidade passa a fazer testes com os trens da frota F na Linha 5-Lilás do Metrô

Após a divulgação em que o Metrô havia liberado e ajustados os trens da frota F para uso na Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade, concessionária responsável pelo eixo metroviário, confirmou a volta das composições para operação no trecho entre Capão Redondo e Chácara Klabin.

Perguntado pelo Via Trolebus sobre o retorno das composições, a concessionária disse que “os trens da Frota F que estão sendo liberados parcialmente pelo Metrô passarão por um período de testes e ajustes”. A empresa diz ainda que “a inserção dos trens na operação da linha será comunicada pelos canais oficiais da concessionária”.

Trata-se de oito composições que foram fabricadas entre 2001 e 2002. Os comboios saíram de cena após o Metrô trocar o sistema de sinalização, que passou a operar por meio do CBTC, em português que significa sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, tecnologia de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego.

A partir de 2017, a Linha 5 passou a contar com os trens da série 500 fase II, chamados na época de frota P.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus