Após a divulgação em que o Metrô havia liberado e ajustados os trens da frota F para uso na Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade, concessionária responsável pelo eixo metroviário, confirmou a volta das composições para operação no trecho entre Capão Redondo e Chácara Klabin.
Perguntado pelo Via Trolebus sobre o retorno das composições, a concessionária disse que “os trens da Frota F que estão sendo liberados parcialmente pelo Metrô passarão por um período de testes e ajustes”. A empresa diz ainda que “a inserção dos trens na operação da linha será comunicada pelos canais oficiais da concessionária”.
Trata-se de oito composições que foram fabricadas entre 2001 e 2002. Os comboios saíram de cena após o Metrô trocar o sistema de sinalização, que passou a operar por meio do CBTC, em português que significa sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, tecnologia de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego.
A partir de 2017, a Linha 5 passou a contar com os trens da série 500 fase II, chamados na época de frota P.
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