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CPTM

Prorrogado prazo de instalação do CBTC nas Linhas 8, 10 e 11 da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM prorrogou o prazo de instalação do sistema de sinalização CBTC nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. O novo prazo é de 52 meses. A funcionalidade foi adquirida em 2009, e previa a redução de até 3 minutos no intervalos das 3 linhas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado, e altera os consórcios compostos pelo grupo da Siemens.

Há a intenção de instalar o sistema na Linha 10 já neste ano, e posteriormente na Linha 11-Coral.

A compra foi polêmica, e durante mais de 10 anos de contrato, a instalação chegou a ser suspensa. Uma reportagem da TV Globo mostrou que equipamentos da nova funcionalidade estavam estocadas sem uso. Houve investigação do Ministério Público que apurava as causas, que já até ouviu ex-diretores.

As peças foram adquiridas no final da década passada, e serviriam para reduzir o intervalo, e por consequência, diminuir a superlotação. Com a tecnologia é possível, por exemplo, colocar mais trens na operação.

O contrato para os trabalhos foi retomado em setembro do ano passado.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Entenda o “CBTC”

Os sistema “Controle de trens baseado em comunicação” oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Especialistas apontam o CBTC como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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